O e-mail marketing é uma das ferramentas de marketing digital mais populares do mercado. E isso não acontece por acaso: além de ser uma ferramenta eficiente para divulgar os produtos de uma empresa, o e-mail marketing é indispensável para uma boa estratégia de nutrição de leads.

Entretanto, muitas empresas acabam cometendo alguns erros na criação de suas campanhas, o que acaba prejudicando a conquista de resultados.

Pensando nisso, nós separamos os 4 erros mais comuns em uma estratégia de e-mail marketing e o que você deve fazer para evitá-los. Confira:

4 erros comuns em e-mail marketing

4 erros comuns em e-mail marketing

1. Não definir os objetivos de sua estratégia de e-mail marketing

Um dos erros mais comuns de e-mail marketing é enviar mensagens sem um objetivo bem definido, o que acarreta até mesmo gastos desnecessários para sua empresa.

Sem um objetivo específico, a sua campanha é menos eficiente, pois diminui o interesse de seus clientes pelo conteúdo compartilhado por você.

Por isso, certifique-se de que cada um de seus e-mails tenha um propósito claro, e garanta que todo o layout, conteúdo e estrutura sejam construídos em torno deste objetivo.

2. Não dar atenção para o assunto dos e-mails

Muitos se esquecem que os clientes cadastrados na newsletter de sua empresa recebem dezenas de outros e-mails todos os dias. Com isso, acabam não dando a devida importância para os títulos de seus e-mails, priorizando o conteúdo e os elementos visuais da mensagem.

Agir assim acaba prejudicando o sucesso da sua campanha de e-mail marketing, pois aumenta as chances do seu cliente deletar o seu e-mail sem ao menos abri-lo.

Por isso, invista parte de seu tempo na criação de títulos atraentes, capazes de destacar em poucas palavras todos os benefícios que seu cliente receberá ao abrir a sua mensagem.

Lembre-se de que o assunto de um e-mail é um dos elementos que mais influenciam em sua taxa de abertura, pois é o primeiro contato que o lead terá com o conteúdo.

3. Enviar e-mails apenas com imagens

Durante muito tempo, a principal preocupação dos profissionais, ao criar campanhas de e-mail marketing, era o aspecto visual. Isso tornou comum o envio de mensagens que continham apenas imagens, sem elementos textuais para auxiliar a navegação dos usuários.

O que acontece, entretanto, é que boa parte dos servidores bloqueiam a exibição de e-mails que não possuem conteúdos textuais, exigindo que os clientes cliquem em um botão para autorizar a exibição das imagens e atrapalhando a experiência de seu usuário.

Por isso, o ideal é que você crie seus e-mails mesclando o uso de imagens e o conteúdo em formato HTML. Assim, você evita que suas mensagens sejam classificadas como SPAM – o que ocorre com frequência quando o servidor não detecta nenhum texto no corpo do e-mail – e garante uma boa taxa de conversão para a sua campanha.

4. Compartilhar conteúdos desinteressantes

Outro erro que atrapalha bastante o sucesso de uma campanha de e-mail marketing é o envio de mensagens que não são de interesse de seus clientes. Um erro assim pode influenciar de forma negativa a taxa de abertura de e-mails e até mesmo aumentar sua taxa de descadastro.

Pensando nisso, antes de enviar suas mensagens, certifique-se de que você segmentou a sua base de contatos de acordo com os interesses e características pessoais de seus clientes.

Conheça também quais são os problemas e os objetivos de sua persona, pois isso te ajuda a ter foco para criar mensagens e promoções que sejam relevantes para ela, garantindo o sucesso de sua estratégia.

Agora que você já conhece os erros mais comuns nas estratégias de e-mail marketing e como evitá-los, que tal aprender como usar as landing pages para otimizar a taxa de conversão de seu site? Leia nosso artigo e tenha resultados ainda melhores em sua estratégia de marketing digital!


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