Sabe aquela postagem de blog que faz sucesso? Pois saiba que o conteúdo não foi único fator que fez dele um post espetacular. Em meio a uma infinidade de conteúdo produzido diariamente para a web é preciso adotar certas práticas, para que seu blog se destaque dos demais. Isso irá garantir maior visualização do seu post, melhores resultados, interação com seu público-alvo e, principalmente, fará com que você seja reconhecido como uma referência na área.

Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns dos itens que não podem faltar em um blog post. Confira!

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Um título atraente

O título é o primeiro contato que o leitor tem com o texto. É ele que vai aparecer nos resultados das buscas, nas redes sociais, em links e também na listagem de conteúdos do blog de destino. Bons títulos atraem mais cliques: não adianta ter um conteúdo excelente se o título não desperta a curiosidade. Portanto, invista tempo pensando no título. Pesquise a força das palavras-chave que você quer usar e opte por títulos curtos e diretos, nada de enrolar e torná-lo muito pomposo.

Uma introdução poderosa

A primeira impressão é a que fica, certo? Uma boa introdução engaja e desperta a curiosidade do leitor, ao mesmo tempo em que informa de forma clara o principal assunto do texto, mostrando porque ele é importante. É a introdução que vai convencer o leitor de que o que ele está lendo é relevante e é ela que vai persuadi-lo a seguir com a leitura até o final.

SEO básico

Não precisa começar sendo um mestre em otimização para ferramentas de busca, mas é importante ter ao menos algumas noções básicas: entender (um pouco) como o Google funciona, escolher palavras-chave e definir subtítulos para o seu conteúdo já é o suficiente para você começar.

E ainda que não haja uma definição de quantas vezes as palavras-chave devem aparecer no texto, é importante que elas sejam usadas de forma natural e inteligente, sem exageros.

Call to action

“Compre”, “confira”, “acesse”, “não perca”, “aproveite”… Você já deve ter lido essas chamadas em vários sites por aí. Esse tipo de pedido, que incentiva quem lê a realizar uma ação, é chamado call to action. Em bom português, são as chamadas para a ação, e são fundamentais para quem utiliza as ferramentas do marketing digital.

Um call to action tem o intuito de instigar o leitor do texto a realizar uma ação após o fim da leitura. Porém, seja bem específico ao usar seu botão: ninguém vai arriscar clicar em algo sem saber exatamente para onde está indo. A CTA deve ser clara. “Baixe o e-book”, “ganhe 10% de desconto” e “peça seu brinde agora” são bons exemplos. E claro, ofereça algo que realmente valha a pena ser clicado.

Links para redes sociais

Integrar o seu blog às redes sociais como o Twitter e o Facebook é essencial. As mídias sociais e o e-mail devem ser grandes impulsionadores de tráfego para o seu blog. Quanto mais fácil for o compartilhamento, maior será a chance de que seu leitor divulgue os seus links. E também é importante que você tenha em seu blog, em local visível, os links para essas redes. Caso contrário, dificilmente seus visitantes se darão ao trabalho de procurá-lo lá para adicioná-lo.

Gostou do post? Então não deixe de ler mais sobre produção de conteúdo para a web no nosso blog!

 


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