Você já deve ter visto que muitas empresas estão criando e trabalhando com blogs em seus sites, mas fica a dúvida: “por que a criação de um blog no site da minha empresa?”. Essa é uma das principais estratégias de marketing digital e é usada, basicamente, para fortalecer sua marca, atrair potenciais clientes e construir autoridade, tornando sua empresa referência na área em que atua.

Vamos explicar melhor essas vantagens do blog ao longo deste artigo. Confira!

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1. A criação de um blog aumenta a visibilidade da empresa

Quando você tem um site com 20 páginas, basicamente, você tem 20 chances de aparecer nos resultados de uma pesquisa feita por um usuário no Google ou em outro mecanismo similar, dependendo das palavras-chave (termos que os usuários pesquisam).

Agora, imagine que dentro do seu site você tenha um blog com 50 artigos publicados. Sua empresa passa a ter 70 chances de aparecer como resultado de uma pesquisa, sem falar de mais possibilidades para usar palavras-chave.

Além disso, é possível que você tenha vários links do seu site como resultado de uma única busca, o que passa credibilidade ao usuário que fez a busca. Outro ponto importante é que sua empresa é vista por oferecer conteúdos relevantes e informativos e não apenas páginas que apresentam serviços ou produtos da empresa.

2. As oportunidades de negócio são ampliadas

Ao passo que a visibilidade se torna maior, as oportunidades de negócio também crescem — e de forma mais acertada.

Isso acontece porque os artigos do blog são criados de acordo com uma pesquisa apurada de palavras-chave, assim, você estará atraindo pessoas que procuram pelo que você oferece, sendo maiores as chances de conversão.

Por exemplo, você tem uma empresa de buffet para festas de casamento e tem um artigo no seu blog com o tema “Como escolher o buffet perfeito para casamentos”. Quando um usuário pesquisar por “buffet perfeito para casamentos”, encontrará seu artigo e terá grandes chances de contratar a sua empresa, que lhe ofereceu ajuda e gerou credibilidade.

3. A interação com visitantes é mais eficiente

Quando um visitante entra no seu site porque clicou num resultado de busca, ele o fez porque se interessou pelo artigo que viu. Mas é importante que esse contato não acabe ao final da leitura, e sim que seja estimulado a continuar.

Para isso, coloque CTAs (chamadas para ação) que levem o visitante a clicar em campos importantes da página. Use também formulários para que ele se cadastre em troca de receber uma newsletter ou um outro material mais rico.

4. O próprio blog gera ideias para novos conteúdos, produtos ou serviços

Durante a pesquisa de palavras-chave, você vai observar o que seu público mais tem procurado nos mecanismos de busca. Assim, também tem ideias do que pode ser mais bem explorado, tanto em questão de conteúdo quanto em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Outra forma é por meio dos comentários ao final dos artigos. Muitos usuários escrevem comentários que geram ideias de novos artigos ou até de serviços que podem ser realizados pela empresa.

5. A criação de um blog para empresa é mais barata do que outras ações de marketing

É certo que muitas pessoas sabem escrever bem, no entanto, escrever em um blog é mais que isso: é preciso adequar a linguagem ao público, bem como o conteúdo e estrutura às técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

O ideal é contratar um profissional ou empresa especializada em Marketing de Conteúdo para desenvolver esse trabalho para você. Esse é um trabalho que demanda tempo, conhecimento e técnicas para gerar resultados significativos — sem falar no monitoramento —, então não tenha medo de procurar ajuda!

Mesmo assim, a criação de um blog ainda é uma prática que depende de um investimento bem mais baixo em relação a outras ações de marketing, principalmente quando tratamos do marketing off-line.

Conquiste seu espaço na internet e seja referência no seu segmento com a criação de um blog para sua empresa. Você vai ver como vai valorizar muito o seu site. E por falar nele, conheça a ferramenta PUBLICO ANALYZER! Ela é gratuita e realiza uma análise detalhada do site da sua empresa, mostrando como torná-lo mais eficiente para atrair visitantes e converter leads.


Publico Digital

Publico Digital

Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


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