Você decidiu organizar um grande jantar. Cada prato é diferente, mas não tanto assim, pois eles se complementam para criar uma boa experiência.

Com o jantar pronto, os convidados começam a chegar. Um deles fala muito, outro fala pouco. Aquele ali você só consegue ouvir a voz, aquele lá você está cansado de tanto ver mas ainda se diverte com ele. Um deles veio todo formal, e outro nem estava vestido!

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Cena clááááássica do filme “Hair” (1979)

 

Cada convidado pega um pedaço do jantar, eles conversam entre si e você fica ali, monitorando e analisando toda aquela situação. Depois de um tempo, o jantar vai esfriando e os convidados começam a ir embora. Mas a comida ainda não acabou! O que você faz com ela, joga fora ou reaproveita?

É dessa forma que Kevin Barber, do Hubspot, dá a sua dica: pensar no seu conteúdo como se fosse o jantar, e seus convidados como os canais que dariam vida a esse conteúdo (Facebook, Twitter, YouTube, Linkedin, etc).

Às vezes aquele seu conteúdo mais antigo, que tinha dado supercerto (ou até aquele que precisa de uma segunda chance), merece ser publicado novamente. Ao aprendermos a olhar para trás, e pensar no futuro ao mesmo tempo, conseguimos dar uma nova visão para esse conteúdo. Além disso, ao fazer esse reaproveitamento, você consegue deixar o material bem amarrado e gerar o sentimento de lembrança para o seu público.

E lembre-se: reaproveitar não é o mesmo que reutilizar. Ao reaproveitar, você está dando um novo contexto ao material, e não fazendo uma cópia dele. Ao encontrar esse contexto novo, seja por publicá-lo em canais diferentes ou transformá-lo em uma experiência autêntica, você também oferece um novo ponto de vista e cria ganchos para a publicação, talvez até encontrando um novo tipo de público e encorajando o engajamento.

Pense em novas estratégias para conquistar sua audiência e fazer pessoas desconhecidas tornarem-se clientes. Com essa oportunidade, até as sobras de um jantar podem se transformar em um belo banquete!

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