Ei, aquela marca piscou pra mim 😉

– Cara, ela tá tão na sua!

Só bastou um erro de digitação para quê um simples ponto-e-vírgula se transformasse no primeiro emoticon da história em um discurso do presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln em 1862.

Texto

Como forma de comunicação digital, o emoticon foi definido como um meio de determinar se uma postagem deveria ser levada à sério ou não. Em 1982, Scott Fahlman, da Universidade Carnegie Mellon, propôs que os caracteres :-) fossem usados para marcar brincadeiras, e a sequência :-( para marcar postagens sérias – e desde então foram criados outros tipos de emoticons para sinalizar outras situações.

Mas qual a diferença entre o emoticon e o emoji? O emoji foi concebido no Japão no final da década de 90, e representa um alfabeto inteiro de pictogramas que envolvem emoticons, letras, números, animais e objetos, todos em formatos diferentes. A Apple foi a responsável por trazer os emojis para o Ocidente, e seu uso constante na troca de mensagens por celular chamou a atenção de marcas e anunciantes.

diferencas-emoticons

Este tipo de comunicação não-verbal passou a ser uma nova forma das marcas conversarem com o seu público e serem inseridas em seu meio – com o objetivo de proporcionarem experiências novas e passar sua mensagem somente através de símbolos.

coca-cola-emoji
Outdoor da Coca-cola na Samoa Ocidental
mentos-emoticons
Campanha “Ementicons” da bala Mentos

A expansão dessa linguagem visual chegou em uma época em que as pessoas estão tendo dificuldades em se comunicar no meio digital. A falta de interações frente-a-frente nos faz perder as respostas corporais que nos ajudam a compreender as reações emocionais. Por isso, o uso de emoticons e emojis proporciona um tipo de resposta que passa a mensagem certa e consegue substituir uma frase que, quando entendida de forma errada, pode gerar problemas de comunicação.

wendys-emoji

Um planejamento de marketing que deseja ser autêntico e que deseja o apoio visual em suas mensagens deve considerar o uso de emojis. Esse tipo de comunicação precisa ser uma maneira divertida de relacionamento, e não uma forma atrapalhada de tentar conversar com essa geração atual de millenials, senão… do quê adianta? ¯\_(ツ)_/¯

 


Publico Digital

Publico Digital

Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


Deixe um comentário