O ROI, ou retorno sobre investimento, é uma métrica usada para medir o desempenho financeiro de um projeto. Esse cálculo mostrou-se como a solução para um problema de muitos gestores e profissionais que não sabiam como provar o valor das suas estratégias de marketing digital. Além disso, tem um papel fundamental na melhoria da gestão da empresa como um todo.

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A seguir, vamos entender como o ROI pode ser aplicado e qual a sua importância para as estratégias de marketing digital. Acompanhe!

Saiba como é feito o cálculo

Sua fórmula é bem simples e é baseada na relação entre os ganhos obtidos e os investimentos feitos por uma empresa em uma mesma estratégia. Veja o modelo do cálculo:

  • Para retirar o resultado em números:

ROI = Lucro do Investimento – Custo do Investimento

  • Para retirar em porcentagem:

ROI % = (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento x 100

Os custos de investimento podem variar de empresa para empresa, já que as ferramentas e técnicas utilizadas se diferenciam de acordo com cada estratégia. De todo modo, é importante incluir todos os gastos diretos para uma campanha, como as horas dos colaboradores (incluindo possíveis horas extras), pagamento para agências de marketing e custo de plataformas, como Google Adwords, Facebook Ads, automação de marketing e e-mail marketing.

Os lucros são as receitas ou vendas originadas dessa mesma estratégia.

Exemplo

Suponhamos que você iniciou uma campanha de marketing digital que durou 3 meses e fez os seguintes investimentos:

  • R$ 12.000 em Google Adwords;
  • R$ 9.000 em Facebook Ads;
  • R$ 3.000 em e-mail marketing;
  • R$ 3.000 com uma agência;
  • R$ 13.000 com funcionários da casa e suas horas trabalhadas.
  • Total: R$ 40.000,00

O lucro gerado nesse período foi de R$ 100.000 e, na conta mais simples, o seu ROI seria de R$ 60.000.

Para buscar uma taxa, como muitas empresas preferem, a conta fecharia da seguinte forma:

ROI %= (100.000 – 40.000) / 40.000 x 100

ROI %= 60.000 / 40.000 x 100

ROI %= 1.5 x 100

ROI= 150%

Isso significa que para cada R$ 100,00 investidos na campanha, R$ 250,00 retornaram em vendas.

ROI segmentado

Como as ferramentas do marketing digital facilitam a mensuração, é possível também afunilar o ROI sobre as plataformas utilizadas. Por exemplo: no Google Adwords, dá para conferir o quanto foi investido e as conversões geradas em suas campanhas.

Nesse caso mais específico, a conta poderia ser resumidamente feita da seguinte maneira:

ROI Google Adwords= Lucro do Investimento – Custo do Investimento

ROI Google Adwords= 48.000 – 12.000

ROI Google Adwords= R$ 36.000,00

Em valores percentuais, o resultado seria de 300%, ou seja, 400 reais de retorno para 100 reais investidos.

Essa segmentação é relevante para entender o papel de cada canal no desempenho de um projeto.

Entenda a importância do ROI em estratégias de marketing digital

O retorno sobre investimento tem a função de validar os resultados de uma estratégia perante os objetivos de negócios estabelecidos no planejamento. Esse detalhe também diferencia a interpretação dos resultados, já que as metas, ticket médio e custos por clientes variam de acordo com o mercado, ofertas e público-alvo das marcas. Por isso, não tem como definir se um ROI positivo foi muito ou pouco relevante aos negócios da empresa. O ROI negativo, por sua vez, será sempre sinal de prejuízo.

Mais do que uma métrica financeira, o ROI é um indicador que traz mais inteligência para a gestão do marketing e da empresa. Ela permite identificar os canais que trazem mais ou menos retorno e quais ações são mais eficientes em termos de conversão. Por fim, isso resultará em investimentos mais otimizados, já que o gestor passa a saber o que funciona, ou não, em suas estratégias de marketing digital.

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