Calcular o ROI (Return on Investment) de campanhas baseadas em mídias digitais é fundamental para um bom planejamento e avaliação do sucesso de suas estratégias. Isso acontece por que essa métrica consegue mostrar de maneira objetiva o quanto o seu investimento é capaz de gerar novos clientes e amplificar as receitas de sua empresa.

como-calcular-o-roi-de-um-video-para-web

Portanto, no post de hoje, mostraremos como calcular o ROI de um vídeo para web, demonstrando quais são os principais fatores que você precisa levar em conta. Vamos lá!

Determine seus objetivos antes de tudo

Uma campanha de marketing centrada em vídeos para web pode trazer enormes oportunidades e uma enxurrada de novos clientes para uma empresa — isso quando a iniciativa é bem implementada. Entretanto, para que isso ocorra, você deve saber exatamente quais são os seus objetivos com aquele conjunto de vídeos.

Você deseja a maior quantidade possível de views? O conteúdo do vídeo deve impactar de qual maneira a sua audiência? Quais tipos de valores, serviços ou produtos serão mostrados às pessoas que visualizaram aquela mídia?

Com essas metas, você conseguirá ser mais preciso ao delinear o investimento a ser realizado e definir quais são os resultados esperados — consequentemente, o cálculo do ROI se tornará mais fácil.

Analise de maneira ampla seus retornos

Embora pareça óbvio, você não deve avaliar a eficiência de seus vídeos baseando-se apenas no aumento de receita provocado por eles. Cada cliente novo obtido por meio dessa mídia se comportará de maneira diferente: alguns se tornarão divulgadores da sua marca e serão fiéis aos seus serviços por um longo tempo. Já outros demonstrarão um pico de interesse momentâneo e rapidamente deixarão de ser clientes ativos.

Portanto, uma boa maneira de levar isso em conta na hora de calcular o ROI é utilizar o LTV (Lifetime Value), que avalia os clientes adquiridos por meio de um canal de vídeos de acordo com o seu valor em médio e longo prazo. O LTV é calculado da seguinte forma:

Ticket médio dos pedidos x Tempo médio de retenção x Quantidade média de compras por usuário

Com esses fatores em mente, você será capaz de avaliar objetivamente os retornos produzidos por sua campanha de vídeos, transformando seu ROI em uma métrica mais precisa.

Tente calcular o ROI de maneira estratificada

Com uma ideia exata de seu investimento, de seus objetivos e retornos almejados, você poderá fazer um cálculo do Return on Investment bastante aplicável e transparente. A seguinte fórmula mostra isso:

ROI = (Valor de vendas obtidas com a mídia – Investimento em mídia / Investimento em mídia) x LTV

O ROI calculado dessa maneira pode ser utilizado em somente um vídeo ou em todo um canal de Youtube, por exemplo. O ideal é que você compare cada conteúdo isoladamente, avaliando quais foram mais bem sucedidos em atingir seus objetivos e o porquê disso. Assim, você será capaz de modular sua campanha à medida em que cada vídeo é disponibilizado ao público, ajustando fatores para que cada conteúdo tenha o maior ROI possível.

E aí, está seguro para calcular o ROI de seus vídeos a partir de agora? Conte-nos sobre as suas experiências! Aproveitando esse assunto, leia também este nosso post com as quatro razões para incluir vídeos em sua estratégia de marketing!


Publico Digital

Publico Digital

Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


Deixe um comentário