Talvez você já tenha ouvido falar, talvez já esteja careca de saber, ou talvez isso seja novo para você: criar conteúdo relevante para o seu público-alvo é a melhor forma de atraí-lo até o seu site ou loja virtual.

E nesse sentido o blog torna-se o principal aliado de uma marca. Muito provavelmente a sua marca já possua um blog e já esteja gerando conteúdo, ou ainda, você já está pensando em aderir a esta ferramenta para agregar valor à sua comunicação online. Mas, será que sua marca está fazendo tudo isso da forma mais eficaz? E ainda, será que está sendo encontrada através destes conteúdos?

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É fato que existe uma infinidade de blogs espalhados pela rede. É tanta gente gerando conteúdo sobre os mais variados assuntos que, se você não souber como fazer pra se diferenciar, vai ser difícil disputar com esse povo. Pensando nisso, vamos dar uma mãozinha com alguns passos que são fundamentais para serem seguidos na hora de criar um conteúdo:

1. Tenha sua buyer persona bem definida

O pontapé inicial pra qualquer geração de conteúdo é conhecer o seu público-alvo. Para isso, é “megahipermaster” importante definir a persona (ou as personas) da marca, ou seja, aquelas para quem você irá produzir o seu conteúdo. Pense em quem você quer que encontre o seu conteúdo, em quem pode, por conta desse conteúdo, vir a ser seu cliente, seu admirador, seu seguidor. Esse foco é o que deve guiar seus posts, direcionar o universo de temas e o que torna tudo muito mais assertivo. Mais tarde você poderá ler por aqui um passo a passo para ajudá-lo a definir sua buyer persona.

2. Dê especial atenção ao título das suas postagens

Tendo definida a buyer persona do seu negócio e, consequentemente o universo de temas, você já estará, teoricamente, pronto para começar a escrever conteúdo relevante. Neste sentido, uma especial atenção é necessária para os títulos dos seus posts: no momento da criação de conteúdo, pense em como aquele público-alvo poderia encontrar o seu blog ou site através dele. O título do seu post precisa contar em poucas palavras sobre o que você está falando. Isso define se o usuário realmente interessante pra você vai clicar no seu link ou no da concorrência, no momento da busca.

3. Analise os resultados dos seus conteúdos

Tão importante quanto ter uma boa presença online, gerando bons conteúdos e atraindo visitantes para o seu site, é avaliar constantemente os resultados do que está sendo feito. Nem sempre aquilo que a gente acredita ser de interesse da buyer persona tem o resultado esperado. Neste momento, é importante ter uma ferramenta de análise, como o Google Analytics, para colher os dados dos visitantes e seu comportamento dentro do seu blog. Isso vai lhe ajudar a tomar decisões e definir estratégias: se um determinado assunto não está rendendo o esperado, está na hora de reavaliar e modificar.

Estas são apenas algumas das atitudes importantes na hora de gerar conteúdo para seu blog, mas existem muitas outras que não devem ser ignoradas.

Não ta afim de se estressar com isso? Nós podemos fazer por você! Agende uma conversa conosco! 😉


Patricia Gelsleichter

Patricia Gelsleichter

Head de Conteúdo da Publico Digital.


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