Você consegue perceber as imensas mudanças que aconteceram no mercado ao longo dos anos? Vamos pensar em um período de cinco anos atrás: como estava a sua empresa? Quando você pensava na aquisição de novos clientes, de que forma isso acontecia? Você considerava todo o trajeto dele, desde o momento da descoberta da necessidade até a compra devidamente efetuada, ou fazia um trabalho mais “agressivo”, dando o famoso tiro de canhão em mídias tradicionais, atingindo todos na esperança de que uma parte dessas pessoas converteria-se em vendas?

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Com a evolução do mercado e a mudança dos hábitos de consumo, esse modelo e estratégia de comunicação ficaram para trás.  Mas você sabe o que é o conceito de funil de vendas e como ele funciona? Vamos te explicar tudo no post de hoje. Continue a leitura!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas, também conhecido como funil de marketing, é uma forma estratégica de analisar o percurso teórico pelo qual todo cliente da sua empresa passa, desde o primeiro momento em que está descobrindo a necessidade de um produto ou serviço até o instante em que ele conclui a compra com a sua empresa.

Nesse momento, conseguimos visualizar todo o caminho que o cliente segue até o momento da compra para avaliar se esta é a melhor forma de se conquistar novos clientes ou se precisamos elaborar um funil de vendas mais curto.

Como o funil de vendas pode ajudar o meu negócio?

O funil de vendas permite analisar o seu negócio em vários âmbitos diferentes. Por exemplo, com ele, conseguimos observar qual o caminho que os seus prospects percorrem até virarem clientes. Entendendo essa jornada, é possível identificar algumas falhas e definir planos de ação para melhorar o processo.

Por exemplo, seu funil pode ser muito longo, fazendo com que muitos clientes desistam no processo. Nesse caso, é interessante analisar a possibilidade de reduzir o caminho. Afinal, com o funil bem definido, conseguimos identificar quais são os gargalos para que a conversão seja menor do que o esperado.

Isso permite que tracemos um bom plano de ação para identificar o problema e reduzir esses impactos nos números da empresa. Sabendo qual o caminho que o seu cliente percorre, é possível identificar as melhores abordagens e campanhas para cada um deles nos diferenciados momentos do funil de vendas.

Como aplicar o funil de vendas na minha empresa?

Aplicar o funil de vendas na sua empresa pode ser simples, mas é preciso dedicação. Faça uma pesquisa e identifique quais são os momentos pelos quais seus prospects passam até se tornarem clientes. Trace o caminho que eles, teoricamente, percorrem até chegarem na boca do caixa para concluir a compra — e, então, analise qual é a melhor trajetória que você pode propor para eles.

A partir daí, tente identificar também, por exemplo, qual a porcentagem de pessoas que entram na sua loja e deixam de comprar, ou que pedem um orçamento e nunca mais retornam. Essas informações serão fundamentais para que você possa identificar os pontos de tensão do seu funil e, então, elaborar estratégias para revertê-los e melhorar as vendas.

E então, pronto para colocar em prática o conceito do funil de vendas? Gostou do nosso conteúdo e quer receber mais informações sobre como melhorar o seu negócio e alavancar seu sucesso! Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!


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