O marketing digital trouxe uma série de possibilidades que não existiam há pouco tempo, como a publicidade na internet e o uso das redes sociais como parte das estratégias de aproximação ao público consumidor. Uma das grandes vantagens do uso dessas ferramentas é a capacidade de mensuração de resultados e desempenho das ações realizadas, o que atinge seu auge com o cálculo do chamado ROI, a métrica mais procurada pelos profissionais da área digital em todo o mundo.

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Mas, afinal, o que é ROI? Descubra, a seguir, como esse indicador influencia no seu negócio e modifica a relação entre varejo e marketing digital de maneira lucrativa e eficiente:

O que é ROI

ROI é a sigla para o termo em inglês Return On Investment (ou Retorno Sobre Investimento, em português). Ele demonstra a quantidade de dinheiro obtido em função da verba investida, em uma relação bem direta e transparente.

Por exemplo: um ROI 5 significa que, para cada R$ 1,00 investido em determinada campanha divulgando uma loja virtual, foi obtido um retorno de R$ 5,00 em vendas. Simples! Mas você pode se perguntar como é possível fazer este cálculo tão preciso existindo várias campanhas paralelas, e vários canais de vendas como foco da ação. É o que vamos responder a seguir.

Medindo o retorno sobre o investimento

Para que a medição do ROI seja possível, uma série de integrações e configurações devem ser feitas, viabilizando o acompanhamento por meio das diversas plataformas usadas nas estratégias de marketing digital.

Vamos supor que o investimento seja feito em uma campanha de links patrocinados, com banners clicáveis no Facebook, por exemplo. Cada link direcionando para um produto do seu e-commerce, nesses anúncios, deverá conter códigos de acompanhamento que permitirão, em plataformas como o Google Analytics, a identificação da origem de cada venda realizada nessa loja virtual.

Cruzando dados como o CPC (custo por clique médio) dos anúncios com o valor das vendas realizadas a partir de cada clique, é obtido o valor do ROI.

Este é um exemplo de campanha de links patrocinados, mas seguindo a lógica dos parâmetros de acompanhamento em links, combinada ao poder de ferramentas como o Analytics para mensuração de audiência e vendas em e-commerces, é possível rastrear o retorno sobre uma infinidade de investimentos feitos no marketing digital com foco em vendas.

Qual a importância do ROI para sua estratégia de marketing digital?

Saber qual é o retorno obtido em cada campanha digital indicará com grande clareza quais as técnicas e estratégias mais eficientes para a evolução do seu negócio, guiando seus investimentos para que sejam aplicados nas ações que trarão mais retorno.

E não só isso: ter em mãos um indicador como o ROI ajuda a obter mais verba e espaço para as ações de marketing, valorizando também o trabalho dos profissionais desta área ao demonstrar todo o potencial a ser explorado no ambiente digital.

O ROI é, na verdade, o principal indicador para estratégias digitais de varejo, por representar com clareza e simplicidade a finalidade primordial de se fazer um investimento: o retorno trazido por ele. Some isso à visão de que mais investimentos trarão mais retorno, e o cenário se torna favorável para um trabalho bem planejado e com objetivos bem definidos.

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