O funil de vendas mostra como todos os passos da sua estratégia de Inbound Marketing estão conectados para a conversão de alguém que não conhece a sua marca em um cliente.

Diferentemente do marketing tradicional (ou marketing de intromissão), o inbound marketing não considera os anúncios como o “coração” do marketing. Seu conteúdo é que vai gerar o interesse e ganhar a confiança desse desconhecido para que ele se transforme em um lead e, posteriormente, um cliente da sua empresa.

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Nós até podemos chegar a um possível cliente através de um anúncio, mas será que já teremos a confiança dele para que gaste o seu precioso dinheiro ou tempo com nossa empresa? É exatamente por isso que o entendimento do funil de vendas do Inbound Marketing é importante: essas pessoas que acabaram de descobrir nossa marca precisam ser “nutridas” com mais conteúdos até o ponto em que elas estejam prontas para virar consumidores de sua marca.

Agora você pode estar pensando: “mas é só fazer uma promoção que o cliente verá vantagem em comprar o produto naquele momento”.  De fato, em alguns casos, isso é verdade. Mas talvez você precise sempre de promoções para atrair esse consumidor, ao passo de que um lead bem nutrido terá confiança na sua marca e não se importará somente com o preço.

Mas como definir o funil de vendas e em que ele pode me ajudar?

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No Inbound Marketing separamos o funil em 3 etapas principais:

  • Topo do Funil (TOFU – Top of the Funnel)
  • Meio do Funil  (MOFU – Middle of the Funnel)
  • Fundo do Funil – (BOFU – Bottom of the Funnel)

Entender as etapas do funil e criar estratégias para cada uma delas é o verdadeiro coração da estratégia de venda. Vamos imaginar que achamos um monte de cascalho e queremos encontrar ouro. Vamos pegar o máximo desse cascalho possível (seria assim o topo do funil), depois esse cascalho deve ser peneirado (meio do funil) para que a pepita de ouro, o cliente, seja encontrada (fundo do funil). No Inbound Marketing usamos o conteúdo para juntar o cascalho, peneirar e retirar a pepita de ouro.

Topo do Funil ou TOFU

No topo do funil serão encontradas pessoas que estão começando a aprender sobre o assunto que interessa a sua empresa. Elas muitas vezes estão procurando sobre o tópico em questão, seja em ferramentas de busca ou em redes sociais, ou até já se interessam por algo do “universo” e, por isso, estariam com o “radar” ligado caso esse tópico surgisse para ela no Facebook, por exemplo.

Meio do Funil ou MOFU

No meio do funil temos a fase de “separar o joio do trigo”. É nessa etapa em que os “leads ruins” perdem o interesse e os “leads bons” demonstram o comprometimento deles com a solução do problema que eles estão enfrentando. Neste momento o lead sabe que existe um problema e se dispõe a entender mais sobre o produto/serviço para solucioná-lo. Você tem a solução desse problema e essa é a hora de brilhar.

Fundo do Funil ou BOFU

Pronto, esse lead chegou no estágio de fundo de funil, que é quando ele vai adquirir esse produto porém, não necessariamente o seu produto. Esses leads de fundo de funil estão quase lá e as vezes só precisam de um empurrãozinho para fechar a compra. Um e-mail marketing com um “trial” ou mesmo uma demonstração de seu serviço podem ser exatamente o que estava faltando para que a venda seja fechada e esse lead se torne um cliente.

Uma combinação correta de estratégias de TOFU, MOFU e BOFU, é a receita secreta para um Inboud Marketing de sucesso. Atraia os leads corretos no topo do funil, mostre que você realmente entende do assunto e ajude-os com seus problemas no meio do funil, e feche negócios no fundo do funil. Você terá uma estratégia verdadeira e com ROI mensurável.


Publico Digital

Publico Digital

Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


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