Agora que já passou o carnaval, podemos realmente afirmar que o ano começou — e está na hora de montar o seu planejamento de comunicação. Você já sabe por onde começar?

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Essa não é uma tarefa impossível, mas demanda uma boa dose de análise e dedicação, realizando pesquisas para identificar como está a comunicação de sua empresa, o que seus concorrentes fazem e quais são os hábitos de seus clientes.

Para simplificar, conheça estas dicas para realizar o seu planejamento!

Analise sua empresa

Como sua empresa posiciona a sua comunicação atualmente? Levante todas as informações sobre o que já foi realizado e trouxe bons resultados, quais são os canais utilizados e tudo o que seja ligado à comunicação do negócio.

Com esses dados em mãos, será possível traçar um panorama interno de sua organização, permitindo identificar falhas e pontos que necessitam de um trabalho mais intenso, melhorando suas práticas de comunicação.

Não se esqueça de avaliar a parte de tecnologia utilizada internamente, verificando se o seu site é responsivo (adaptado para celulares e tablets), se possui blog e se está com as informações devidamente atualizadas.

Analise seus concorrentes

É impossível montar um bom planejamento de comunicação e deixar a análise de concorrência de fora! Portanto, levante quais canais de comunicação os seus concorrentes utilizam (site, anúncios impressos, mídias sociais etc.), o posicionamento de cada um deles e quais estratégias eles adotam no relacionamento com clientes.

Para auxiliar na identificação de todos esses pontos, faça um benchmarking com todas as informações. O benchmarking consiste em uma planilha com você e os seus principais concorrentes, além de uma breve análise dos pontos-chave selecionados.

Monte uma matriz SWOT

Por meio de uma matriz SWOT (Strengths = Forças; Weaknesses = Fraquezas; Opportunities = Oportunidades; Threats = Ameaças) você conseguirá situar o estado da comunicação de sua empresa no mercado e estabelecer os objetivos necessários para o alinhamento de sua comunicação.

Defina o objetivo e as metas

Agora é que começa a parte criativa da coisa. O primeiro passo após a realização das análises é definir objetivos e metas para o seu planejamento de comunicação.

Quando falamos em objetivo, temos uma definição mais ampla, por exemplo: “aumentar a fidelização de clientes”.

Agora, quando nos referimos às metas, falamos de etapas que levarão ao objetivo e que possuem valores e prazos definidos, como: “melhorar o índice de satisfação dos clientes em 30% no primeiro semestre”.

Ao estabelecer metas e objetivos, é importante ser o mais realista o possível. Não crie propósitos muito fáceis e nem impossíveis. O bom senso é a melhor pedida nesse momento.

Determine suas estratégias

Você já analisou, comparou e definiu o seu rumo, agora, vamos determinar os “caminhos” que levarão a sua empresa para o seu objetivo. Nesse instante, você escolherá os canais de comunicação que serão utilizados em suas campanhas online e offline.

A melhor dica que podemos dar é: invista no Inbound Marketing e no Marketing Digital!

Por meio do Inbound, você poderá atrair mais “leads” (possíveis clientes) graças a vídeos, podcasts e ações em redes sociais, por exemplo, e convertê-los em clientes finais, aumentando suas vendas.

Já no marketing digital, você deve apostar em anúncios no Google AdWords e no Facebook Ads, além da manutenção constante da imagem digital do seu empreendimento em seu site e mídias sociais.

Com as nossas dicas, ficou muito mais fácil fazer seu planejamento de comunicação, não é mesmo? Aproveite sua visita ao nosso blog e veja esta postagem sobre como fazer propaganda para pessoas que não gostam de propagandas!


Publico Digital

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Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


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