Que o momento econômico no Brasil para os consumidores e, principalmente, para as empresas não é bom, muita gente já sabe e sente na pele (e no bolso). É um período de mudanças, no qual os gestores procuram por métodos que possam manter a competitividade do seu negócio sem comprometer tanto o orçamento. Em meio a busca de soluções para estancar os efeitos da crise, fica a questão a qual levantamos no título: por que investir em marketing digital?

Veremos a resposta ao longo deste post. Separamos 4 motivos para provar que o marketing digital é uma boa alternativa para sua empresa. Acompanhe!

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O marketing digital é mais barato que o tradicional

A economia é a principal vantagem do marketing digital em relação às mídias offline. Se compararmos às campanhas de TV, revistas, rádio e outros meios tradicionais, os custos iniciais para implementar um projeto online são menores. Isso acontece porque se gasta mais tempo do que dinheiro.

Nas redes sociais, a criação de perfis, a publicação de posts e a interação com os usuários são gratuitas. Em um site ou blog, para colocá-los no ar e fazer sua manutenção se investe muito pouco, até porque a grande quantidade de fornecedores de plataformas e gerenciadores de conteúdo tornam os preços mais baixos e competitivos. A propósito, para produzir e publicar conteúdos em sites e blogs não é necessário nenhum gasto.

Esse é o básico para ter uma presença online, o que não requer nenhum investimento pesado.

Há maior controle sobre os investimentos

Já quando é preciso despender mais recursos, as vantagens continuam. Muitas vezes, é importante agregar novas ferramentas para otimizar nossas estratégias de marketing digital. Daí são necessários novos investimentos, como a contratação de softwares de CRM, automações de marketing e plataformas de anúncio e links patrocinados, como o Google Adwords.

Normalmente os usuários não ficam presos por longos contratos nesses serviços, ou seja, possuem maior liberdade para cancelarem assinaturas ou migrarem de planos quando preferirem.

Em relação às plataformas de anúncio, pelo menos nas mais usadas, as empresas definem o quanto pagarão para colocar uma campanha no ar e até quando seus anúncios ficarão ativos. Isso torna o marketing digital mais universal, adaptado à realidade de negócios de todos os portes.

O relacionamento com os clientes é mais próximo

A internet atualmente faz parte da jornada de compra de milhões de consumidores pelo Brasil, especialmente os mais jovens e/ou conectados. Fazer marketing digital é colocar uma empresa na rota de pesquisa e interação desses potenciais clientes.

Essa proximidade se tornou possível, principalmente, graças às redes sociais e aos apps de mensagens. Plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat ajudaram a humanizar as marcas e fizeram da interação entre usuários comuns e empresas algo mais natural.

Pelas redes sociais, uma marca pode trazer conteúdos interessantes para os seus seguidores, trocar mensagens, responder comentários e outras atitudes que fortalecem o relacionamento com o público. Quando o diálogo é feito com atuais clientes, as chances de fidelização aumentam.

É possível mensurar todas as estratégias

Diferentemente das mídias tradicionais, nas quais os resultados são imprecisos e demoram a aparecer, no marketing digital é possível monitorar todos os passos de uma estratégia.

Ferramentas como Google Analytics, Facebook Insights e outras pagas para analisar projetos específicos, como e-mail marketing, apontam o desempenho de postagens (visualizações, interações), campanhas (leads gerados, conversões, custo por vendas) e disparos de e-mails (taxa de abertura, cliques e conversões).

Toda essa mensuração pode ser feita em tempo real, o que favorece a otimização de campanhas enquanto elas ocorrem.

O marketing digital é um ótimo investimento porque pode gerar retorno e fidelização de clientes a custos menores e com maior controle no orçamento. Pouco se gasta para produzir e divulgar conteúdos interessantes, assim como a contratação de ferramentas que ajudem a melhorar o desempenho dessas estratégias. Na internet, sua marca está mais próxima do público e ainda é possível monitorar como ele se comporta em relação às suas ações.

Entendeu por que investir em marketing digital mesmo em uma época de crise econômica? Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais e leve boas ideias para mais pessoas que querem prosperar na crise. 😉


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