Donos de lojas virtuais sabem que precisam investir no design do e-commerce que possuem sempre que possível. Manter a loja com um design atualizado e efetivo não é só importante para se ter um “site bonito”, mas sim porque o design afeta direta e indiretamente nas vendas.

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O design de uma loja virtual pode impactar nas vendas dela e, por isso, é importante identificar a hora de atualizar o rosto do seu site. Nesse sentido, existem certos sinais que denotam a necessidade do investimento no design do e-commerce para aumentar a sua efetividade ou mesmo seu desempenho financeiro.

Abaixo, listamos 4 razões importantes para que esse investimento em design seja feito. Confira:

1. Queda do número de vendas e taxa de conversão

A primeira razão para contratar uma boa equipe de marketing ou um bom webdesigner e investir no design do e-commerce é o impacto direto que essa medida pode ter nas suas vendas.

Se a sua média de vendas ou sua taxa de conversão está caindo e não há nenhuma explicação externa em ação (como um aumento de preços, por exemplo), então a razão dessa queda de desempenho pode estar no seu layout.

CTAs mal posicionados ou com cores pouco contrastantes, fotos de qualidade ruim ou uma interface de navegação ruim afastam os consumidores e o resultado é sentido no bolso.

2. Problemas de usabilidade no site

Poucas coisas são tão ruins para um consumidor do que uma loja virtual que demora muito tempo para carregar cada página, que tem quedas de desempenho ou que seja muito difícil de navegar.

A origem desses problemas pode estar no design do e-commerce, que pode ter fotos muito pesadas, uma programação confusa e que leve muito tempo para ler ou mesmo decisões de design pouco intuitivas.

Um site de usabilidade ruim afasta uma grande parcela dos consumidores e ainda passa pouca confiança para os clientes que ficarem.

3. Ausência de um design responsivo

Em 2015, pela primeira vez na História, as pessoas fizeram mais buscas no Google por dispositivos móveis (smartphone e tablet) do que por um computador. Ao mesmo tempo, as pessoas no Brasil têm usado mais a internet para tudo (inclusive comprar) pelos smartphones do que pelos desktops.

Isso significa que quem não tem um e-commerce adaptado para receber esse público de dispositivos móveis, já está perdendo uma fatia enorme do mercado. Design responsivo é uma técnica utilizada para construir um site que se adapte automaticamente para os mais diversos tamanhos de telas em que seja visualizado.

Ou seja: seja visto em um computador, um smartphone de 5 polegadas ou uma smart-tv, o site não perde qualidade visual e seu design se mantém bem equilibrado.

4. Métricas passam resultados ruins

Todo dono de e-commerce precisa acompanhar diariamente as métricas de desempenho da sua loja virtual. Taxas de conversão, taxa de clique, mapa de calor com a atenção do dos consumidores, número de visitantes únicos, origens de tráfego e muitas outras métricas são analisadas todos os dias, na busca da obtenção do melhor resultado positivo no fim do mês.

O design do e-commerce é a maneira como o consumidor pode se comunicar com a loja virtual e, portanto, é por onde todas essas métricas são formadas.

Todos os indicadores de desempenho mais importantes para uma loja virtual são fortemente influenciados pelo design dela e, portanto, se as métricas apresentam resultados ruins, talvez esteja na hora de investir em uma mudança de design.

Essas são as principais razões para investir no design do e-commerce e mantê-lo sempre atualizado e funcional. Se você quiser receber mais dicas interessantes como essa, siga nossos perfis nas redes sociais e fique sempre de olho nos artigos divulgados por lá!


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