Não basta estar presente na maior rede social do mundo — também é necessário implementar a estratégia adequada para que o seu público se engaje com o seu conteúdo. Indiferença é algo prejudicial para qualquer tipo de marca, e você pode contar com a força do Facebook para melhorar o seu alcance.

quer-aumentar-o-engajamento-no-facebook-a-hora-e-agora

Engajamento significa todo tipo de interação que os usuários podem ter com uma publicação, como comentar e compartilhar. São respostas positivas ao que é postado, servindo de termômetro a respeito dos interesses dessas pessoas para que seja possível conquistar cada vez mais exposição.

Ao implementar algumas ideias certeiras, é possível aumentar o engajamento no Facebook e melhorar consideravelmente os seus resultados de visibilidade. Afinal, o algoritmo da rede social aumenta bastante o alcance de um post conforme ele obtém mais engajamento.

Veja a seguir as melhores dicas para aumentar o engajamento no Facebook da sua marca:

Estude o perfil do seu público

O que vai determinar o seu sucesso com o engajamento no Facebook é o grau de identificação que o seu conteúdo gera no público. Portanto, você precisa conhecer muito bem o perfil dessas pessoas para acertar.

Isso significa entender quais são as necessidades delas, o que estão buscando, seus maiores medos e objetivos. Assim, você consegue oferecer o conteúdo certo que a audiência quer consumir.

Faça perguntas

Se você quer que as pessoas interajam, precisa convidá-las para isso. A melhor forma de aumentar o engajamento da sua página no Facebook é criar o hábito de fazer perguntas ao público.

Peça a opinião dos curtidores sobre algum assunto, procure saber a preferência deles ou convide-os a marcar os amigos em algum contexto. Considere o que costuma ser persuasivo para o seu público e implemente esses esforços.

Explore diferentes formatos

O Facebook permite que você publique conteúdo de todos os tipos, como textos, fotos, vídeos, transmissões ao vivo, entre outros. Que tal experimentar cada um deles até detectar quais conseguem trazer mais engajamento para a sua página?

Existem diversas maneiras de transmitir informação no ambiente digital. Certos formatos funcionam melhor para determinados tipos de objetivo, então avalie bem as possibilidades no seu planejamento.

Agregue valor ao seu conteúdo

As pessoas são expostas a inúmeros tipos de conteúdo ao longo do dia, causando uma verdadeira sobrecarga. Para obter engajamento no Facebook, você precisa encontrar formas de se destacar em toda essa concorrência.

Entregue algo realmente valioso com cada conteúdo. Não perca tempo investindo em discursos vazios. Leve em conta quais são as necessidades do seu público e ofereça exatamente o que ele está precisando.

Faça posts patrocinados

Só é possível ter sucesso com engajamento usando publicações orgânicas até certo ponto. Performance de verdade está ao seu alance ao impulsionar posts por meio do Facebook Ads, a plataforma de anúncios da rede social.

Por meio dela, você pode segmentar o seu conteúdo para públicos altamente específicos, baseando-se em interesses e hábitos na internet. Isso permite impactar exatamente quem você deseja.

Acompanhe os seus resultados

A principal maneira de manter o seu engajamento no Facebook em pleno crescimento é olhar para as reações que você está conseguindo no momento. Use o Facebook Insights para detectar que tipo de conteúdo costuma gerar melhores resultados para a sua marca.

A partir desse conhecimento, você conseguirá priorizar corretamente as suas publicações, fazendo com que a sua estratégia seja fundamentada em números concretos e gere resultados cada vez superiores.

Toda marca que deseja ser relevante no ambiente digital precisa incentivar o engajamento do seu público. Se não, arrisca se tornar irrelevante e ficará bastante difícil reconquistar os seus clientes.

Aproveite as vantagens do engajamento no Facebook para maximizar a exposição da sua marca e garantir uma estratégia de conteúdo alinhada às expectativas da sua audiência.

Já que o assunto são redes sociais, aproveite para nos seguir no Facebook, Google+ e LinkedIn.


Publico Digital

Publico Digital

Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


Deixe um comentário