A expansão do mercado de negócios digitais e a popularização de aplicativos móveis revelam uma preocupação crescente com a experiência do usuário. Cada vez mais, os clientes estão se relacionando com as empresas por meio de seus sites, seja para obter informações, comprar produtos, contratar serviços ou solicitar atendimento. Por isso, um site simples de usar — pensado para o usuário obter o que deseja com facilidade — pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.

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É diante desse cenário que vamos entender o que é a user experience (UX), ou, em português, experiência do usuário, e as principais vantagens que ela pode trazer para a sua empresa. Confira!

O que é User Experience?

No contexto da tecnologia da informação e do marketing digital, user experience se refere a uma série de aspectos de design, comportamento e desenvolvimento web que dão ao usuário a sensação de satisfação enquanto ele interage com um site ou aplicativo.

Apesar de envolver tantas áreas do conhecimento, as medidas de user experience costumam estar relacionadas ao bom senso e a se colocar no lugar do usuário.

Por exemplo, se as respostas para as seguintes perguntas forem “não”, talvez seja necessário rever a experiência do usuário do seu site!

  • A navegação no seu site é fluida (são necessários poucos cliques para chegar às páginas de destino)?
  • É fácil para o usuário encontrar o que deseja quando acessa sua página inicial pela primeira vez?
  • Os formulários mostram uma mensagem de feedback para o usuário saber se os dados foram enviados com sucesso ou não?
  • Pouco ou nenhum esforço é necessário para entender o seu website?

Agora que entendemos o que é user experience, vamos ver por que é tão importante investir nela.

Quais vantagens a User Experience traz para o seu site?

Satisfação do cliente

Como vimos, user experience é sobre a satisfação que o usuário sente ao utilizar o seu site.

Um cliente que encontra a informação que deseja — sem ser interrompido por erros de funcionamento ou dúvidas sobre o que fazer em seguida — se sentirá bem durante a navegação. E clientes satisfeitos com uma marca costumam falar bem dela para outras pessoas, que, por sua vez, podem se tornar novos clientes.

Aumento de conversões

Um site com design e usabilidade bem trabalhados guiará o usuário pelo caminho que leva à conversão, como clicar em um botão, preencher um formulário ou baixar um e-book.

Por outro lado, um endereço eletrônico que não leva em conta essa experiência deixa seus visitantes frustrados. Assim, um site com UX aprimorada tem maior taxa de conversão.

Acessos regulares ao site

Quando um usuário se frustra com um site, a reação natural dele é abandoná-lo. O sentimento de insatisfação é tão forte que ele dificilmente retorna.

Por outro lado, se um usuário se sente confortável ao navegar no seu site, logo, nota que a sua empresa se preocupa com ele e leva a sua experiência a sério. Essa satisfação gera confiança, incentivando o visitante a sentir-se bem-vindo e, consequentemente, ele acessa o site mais vezes.

Melhor posicionamento no Google

A análise e otimização da experiência do usuário é parte de uma boa estratégia de SEO.

A UX do seu site está entre as centenas de fatores que o Google avalia para determinar o posicionamento das suas páginas nas pesquisas. Ou seja, quanto melhor for a experiência do usuário, maiores serão as chances de estar entre as primeiras posições.

Depois de entender o que é e qual a importância da User Experience, percebe-se que investir em UX é indispensável para o sucesso do seu negócio. Agora, que tal saber mais sobre captação de novos clientes? Confira nossas dicas de como atrair leads de forma eficiente!


Publico Digital

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