Inbound marketing, marketing de conteúdo, muitos marketings na mesma frase e tudo muito confuso, certo?! De fato os dois termos geram equívocos, tanto que algumas pessoas pensam se tratar de duas estratégias que se diferem, e outras até falam delas como se fossem a mesma coisa conhecida por nomes diferentes.

A verdade é que, no fim das contas, pouca gente realmente sabe qual é a relação entre eles. Por isso, decidimos esclarecer um pouco essa confusão aqui no blog. Mas antes de relacionarmos um com o outro, entenda qual o objetivo das estratégias.

a relação entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo 3

Inbound Marketing – O que é? Para que serve?

O Inbound Marketing é um conceito amplo, mas é possível resumi-lo de forma clara e simples de se compreender. Basicamente, o inbound na tradução livre seria um “Marketing de Atração”, baseado na Geração de Leads.

Esta é uma abordagem recente do marketing, menos intrusiva, que respeita o interesse do consumidor, ou seja, o objetivo aqui é promover um produto ou empresa, conduzindo o cliente em potencial ao funil. Assim, os consumidores chegam até a marca de maneira orgânica, sem o apelo de chamadas e ofertas berrantes.

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Com o inbound o cliente começa com uma visita no seu site ou blog e termina como um consumidor engajado e maduro em relação ao entendimento das estratégias de marketing digital.

Marketing de Conteúdo

Bom, o marketing de conteúdo não tem muito segredo. Ele é todo material que sua empresa apresenta ao consumidor em potencial em postagem de blog, site, redes sociais, e-books e tudo o mais. O objetivo é criar conteúdo relevante que atraia a atenção do seu cliente. Esta estratégia vai ao encontro da primeira, tendo a finalidade de transformar marcas em um canal de comunicação direto com seus clientes, utilizando conteúdo de qualidade.

Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, vídeos instrutivos, white papers, e-books, posts de blog, guias, artigos, perguntas e respostas, imagens, entre outros.

Antes de mais nada, é preciso definir o propósito desse conteúdo: deve ser útil, relevante, resolver os problemas e as necessidades do seu público-alvo. O marketing de conteúdo não é sobre falar da empresa em si, mas sobre o que a empresa pode entregar (ou fazer) para os clientes.

Entendendo a relação entre Inbound e Marketing de Conteúdo

A estratégia de Marketing de Conteúdo vai totalmente ao encontro da estratégia de Inbound, este último usa conteúdo de qualidade como matéria prima. Ele proporciona que o visitante possa evoluir no processo de entendimento em relação a um produto ou serviço, sem a pressão da venda forçada. A essência está em produzir algo útil e informativo que aborde as necessidades dos públicos da marca.

Guarde o seguinte: o marketing de conteúdo é uma parte importante de todo esse processo que chamamos de Inbound Marketing, afinal, é por meio de um conteúdo de qualidade que você atrairá potenciais clientes e conseguirá guiá-los pelas outras etapas do funil de vendas até que se tornem fãs da marca. Bom conteúdo é essencial para conseguir converter leads em clientes e mantê-los fiéis à empresa.

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É importante ressaltar que em uma estratégia de Inbound Marketing, o propósito do conteúdo deve estar bem definido. Pense sempre nos seguintes critérios: ele deve ser útil, de qualidade, relevante e resolver os problemas e as necessidades dos públicos-alvo. Partindo desse princípio, se a empresa não conhece bem o público alvo, automaticamente, terá dificuldades de se dirigir a ele, e a intenção do Inbound será ineficaz.

Sem a integração dos dois é simplesmente impossível atrair visitantes realmente interessados no que você e sua empresa têm a oferecer. Comente aqui e nos conte se ainda restou alguma dúvida sobre a diferença entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo ou, se preferir, entre em contato. :)


Publico Digital

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Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


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