Em meio a tantas mudanças econômicas, as empresas precisam encontrar novas maneiras de gerar receita e atrair clientes, não é mesmo? Para muitos pode parecer um desafio, mas algumas soluções surgem e se apresentam como a opção certa para as empresas. Por isso o Inbound Marketing conquistou espaço em empresas de todos os tamanhos e segmentos.

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Para ajudar a entender melhor o que é o Inbound Marketing e porque ele pode ser uma ferramenta valiosa para o seu negócio, separamos um post especial! Preparado? Acompanhe.

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia praticada há tempos por muitos profissionais do Markerting. Mas o termo que define esse conceito foi criado e difundido pela Hubspot.

Seu funcionamento se dá a partir da ideia de que você deve usar seus esforços de marketing para atrair potenciais clientes até a sua empresa, ao invés de tentar brigar pela atenção deles.

A base da metodologia é criar e compartilhar conteúdo relevante para gerar sua audiência e, a partir daí, nutrir um relacionamento com seus leitores que vai evoluir até o instante em que empresa irá conquistar um novo cliente.

As 4 etapas do Inbound Marketing

A metodologia do Inbound Marketing é dividida em 4 etapas básicas: atrair, converter, fechar e encantar.

  • A atração: Quando falamos em atrair, estamos tratando de todas as formas de trazer tráfego até seu site, blog, redes sociais e demais canais de comunicação. Afinal, você precisa de visitantes para começar um relacionamento, certo?
  • A conversão: Em seguida, com todo o conteúdo relevante que a sua empresa está criando, você converte esses visitantes em leads – oportunidades de negócio para o seu time de vendas.
  • O fechamento: Agora é hora de trabalhar esses leads e transformá-los em clientes. Esse processo é feito por meio da educação do cliente, fornecendo a ele conhecimento e se fortalecendo como autoridade e referência naquilo que ele busca para solucionar seus problemas.
  • O encantamento: Mas o trabalho não termina por aí. Após conquistar um novo cliente é preciso continuar executando ações que o encantem e que vão fidelizá-lo à sua empresa, garantindo que ele continue sendo um comprador ativo.

As principais ferramentas do Inbound

Para conquistar os objetivos dessas 4 etapas, existem ferramentas que vão ajudar a sua empresa.

A primeira delas é o blog. O marketing de conteúdo é um dos pilares do Inbound Marketing e blogs são o principal canal de atividade. Neles você compartilha conteúdo relevante para o seu público e também gera leads.

As redes sociais entram como um excelente canal de relacionamento e de promoção dos conteúdos que você posta no blog. Elas permitem um contato direto com a sua audiência, aumentando a sua interação com um público que busca sua empresa por livre e espontânea vontade.

Uma das ferramentas mais esquecidas – e uma das mais importantes – é o e-mail marketing. Ao contrário do que muitos pensam, e-mails estão (e sempre estiveram) em alta. Quantas vezes por dia você confere sua caixa de entrada? O e-mail é uma excelente ferramenta para firmar relacionamentos com seus clientes e leads, além de fechar vendas!

O Inbound Marketing procura levar as empresas para longe da ideia de que marketing precisa ser intrusivo. O fato é que o poder de consumo está na mão dos clientes; cabe a você se mostrar como a melhor opção, mas sem colocar o carro na frente dos bois. Crie conteúdo relevante, compartilhe-o com o seu público e invista em relacionamento!

Que tal mostrar o Inbound Marketing para seus amigos? Aproveite para fazer isso compartilhando nosso post nas redes sociais. Até a próxima!


Publico Digital

Publico Digital

Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


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