As campanhas de marketing digital possuem diversos indicadores que são essenciais para monitorar o desempenho com exatidão. O domínio sobre todos esses nomes e siglas vai proporcionar um conhecimento muito mais apurado sobre o trabalho realizado no ambiente digital e maximizar as suas chances de sucesso.

Você_sabe_usar_bem_os_indicadores_e_métricas_de_marketing_digital.jpg.jpeg

Eles são chamados de KPIs (Key Performance Indicator, outro nome para métricas de marketing digital). Graças a eles, é possível realizar correções de rota no meio de uma campanha, caso surjam novos insights ou os dados preliminares apontem a necessidade de alguma mudança.

Por isso, fique por dentro das principais métricas de marketing digital que você precisa monitorar. Confira!

Taxa de conversão

Um site possui múltiplos intuitos, dependendo dos objetivos das suas campanhas. A taxa de conversão é um índice que mostra com fidelidade a proporção de visitantes que realmente executou uma ação na sua página, o que pode ser uma compra ou assinatura de newsletter, por exemplo. A variação da taxa de conversão é o que dá origem a mudanças na estratégia, tendo em vista ficar mais perto dos objetivos buscados.

CPC

O CPC (custo por clique) não se baseia em simples impressões, mas em uma ação que é interessante para o anunciante que quer receber visitas: o clique. Assim, é criado um sistema semelhante ao de um leilão em que os anunciantes disputam o espaço baseando-se no quanto é gasto de CPC. Ao trabalhar com campanhas de mídia, é necessário ficar de olho nesse indicador e fazer os ajustes para garantir o sucesso.

CPA

Se a ação que a sua empresa necessita não se restringe a cliques, é preciso observar de perto os números de CPA (custo por aquisição). Nele, fica documentado o valor gasto para que uma compra seja feita em um e-commerce, por exemplo. Assim como nas demais métricas de marketing digital, você tem que acompanhar a evolução do CPA e fazer ajustes quando surgir a necessidade para que os objetivos sejam atingidos.

Interações sociais

As redes sociais são responsáveis por boa parte do tráfego da internet na atualidade. Da forma como o Facebook, o Twitter e as demais funcionam, quanto mais interações uma publicação recebe, maiores as chances de ganhar visibilidade. Portanto, não deixe de mensurar as curtidas, os comentários e, principalmente, os compartilhamentos e o alcance do seu conteúdo. Essas métricas de marketing digital podem nortear as estratégias de conteúdo futuras.

Fontes de tráfego

É essencial para qualquer tipo de negócio saber de onde o seu tráfego de visitas está vindo. Observe o índice de pessoas que digitam a URL da página diretamente (tráfego direto), os sites que publicam links para você (tráfego de referência) e aqueles provenientes de mecanismos de busca. As informações provenientes dessa análise podem ditar as suas estratégias e investimentos futuros.

ROI

Todas as iniciativas da sua empresa precisam ter seu retorno de investimento bem mensurado. Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de ter acesso a números precisos de desempenho sem ter que se basear em achismos. Ao monitorar o ROI das suas campanhas, você tem a plena certeza de que são números que refletem a realidade, em tempo real.

Agora que você sabe usar as métricas de marketing digital, que tal receber mais conteúdo sobre o assunto diretamente na sua caixa de e-mail? Cadastre-se na nossa newsletter!.


Publico Digital

Publico Digital

Uma agência de Marketing Digital com foco em Inbound Marketing, especializada em atrair visitantes e convertê-los em leads e consumidores.


Deixe um comentário